Vou te dar 15 motivos para um 2025 bem feliz no mundo da música, pra começarmos o ano inspirados e animados segue essas novidades que irão acontecer.
1- Becoming Led Zeppelin:
O documentário de longa-metragem sobre as origens da banda, finalmente será lançado nas telas IMAX no Reino Unido, EUA e Canadá em 7 de fevereiro, com um lançamento geral a seguir. Com duração de mais de duas horas, ele tem um teaser trailer agora.
2- Iron Maiden inicia sua turnê Run For Your Lives:
Poucas bandas comemoram aniversários de forma tão brilhante quanto o Iron Maiden , e com eles celebrando seu meio século, não é de se admirar que estejam prometendo seu "show mais espetacular e elaborado" até agora para uma série de noites em arenas em Birmingham, Manchester e Glasgow, além de shows ao ar livre em Dublin e Londres. A turnê será a primeira sem o baterista Nicko McBrain, que anunciou sua aposentadoria da banda após 42 anos no mês passado.
3- The Who trabalhará junto em 2025:
Keith Moon e John Entwistle já se foram há muito tempo, mas Pete Townshend e Roger Daltrey se reunirão como The Who em 2025 – embora, a menos que Townshend consiga o que quer, é improvável que gravem um novo álbum. “Estamos em boa forma. Nós nos amamos. Nós dois estamos ficando um pouco franzidos, mas definitivamente faremos algo no ano que vem”, Townshend disse ao The Standard. Enquanto isso, Daltrey anunciou shows solo no Reino Unido em abril e maio, onde tocará uma mistura de clássicos do Who e material solo.
4- O celebrado álbum Live! do Status Quo recebe o tratamento de expansão:
O Santo Graal para os fãs da formação 'Frantic Four' do Status Quo é lançado em abril. Após a redescoberta das fitas da apresentação da banda no Glasgow Apollo na turnê Blue For You em 1976, um novo box set, Status Quo Live – Super Deluxe Edition , apresentará as apresentações completas em todas as três noites.
5- Os chefões do prog-metal Dream Theater estão de volta:
O Dream Theater está de volta com seu décimo sexto álbum de estúdio. Parasomnia , o primeiro com o baterista Mike Portnoy retornando desde Black Clouds & Silver Linings de 2009 , é lançado em 7 de fevereiro.
6- Novos albuns a vista:
Já faz três anos desde Diamond Star Halos do Def Leppard , e há rumores de novas músicas deles. Os estadistas mais velhos Ringo Starr, Eric Clapton e Brian Wilson têm estado todos ocupados, e novos discos estão previstos para serem lançados por Blondie, Smith/Kotzen, Don Airey, Manic Street Preachers, The Wildhearts, Joe Bonamassa, The Darkness, Joanne Shaw Taylor, Garbage e Helloween, entre muitos outros.
Mammoth, Halestorm, Samantha Fish, Shinedown, The Inspector Cluzo, Orianthi, Hellacopters e Anthrax também devem lançar novos discos de estúdio durante o ano, e no mundo do rock melódico, fique de olho nos novatos da Europa, Tyketto, Dan Reed Network, Heat e Glenn Hughes. Álbuns ao vivo saborosos incluem o álbum Montreux Live de Iggy Pop, Reunion Live do G3, e muitos outros estão em andamento.
7-Oasis está de volta:
Após muita espera, os irmãos Liam e Noel Gallagher finalmente anunciaram shows da turnê de reunião do Oasis, icônica banda inglesa de rock. A turnê é mundial e no Brasil os shows acontecem em novembro na cidade de São Paulo, com ingressos já esgotados.
8- AC/DC pega a estrada novamente:
Depois de uma série de boatos e uma postagem "vazada" no Instagram, o AC/DC confirmou que eles vão pegar a estrada nos Estados Unidos neste verão. Seria pedir demais uma turnê mundial?
9- A maior turnê mundial do Ghost:
A busca do Ghost para dominar o mundo continua em 2025, quando os roqueiros teatrais suecos vencedores do Grammy embarcam em uma turnê gigantesca que inclui quatro shows em arenas no Reino Unido e seu primeiro show no icônico Madison Square Garden, em Nova York.
10- Álbuns que gostaríamos de ver – 2025 é o ano do GN'R?
Ousamos sequer mencionar o Guns N' Roses? Ano após ano cruzamos os dedos e esperamos por algo. Mas com Slash tendo revelado que "o Guns N' Roses está tentando fazer um disco", a esperança e a expectativa estão começando a aumentar.
Após uma turnê de cinco datas no Reino Unido muito bem recebida por Paul Cook, Steve Jones e Glen Matlock, além do cantor Frank Carter, é tentador considerar a possibilidade de um novo álbum no estilo dos Sex Pistols.
Com a ligação entre os quatro indo de força em força, tem que haver uma possibilidade. Ricky Warwick sempre rebateu perguntas sobre um novo álbum do The Almighty com a confiável resposta "nunca diga nunca". Quando você ler isto, a banda terá completado uma segunda turnê de reunião, e com festivais de verão a serem anunciados, a ideia de um novo disco da formação clássica (o primeiro desde Soul Destruction de 1991 ) não pode ser descartada.
11- Bandas novas e promissoras:
Após alguns mega shows em 2024, os heróis galeses Those Damn Crows lançarão seu próximo álbum, God Shaped Hole , em abril. As estrelas em ascensão do powerpop/punk Bad Nerves saem em turnê com Green Day e Weezer, enquanto a psicodélica independente Rosalie Cunningham faz turnê com seu último LP To Shoot Another Day , e Shaman's Harvest e Blacktop Mojo fazem seus primeiros shows no Reino Unido.
O vocalista do The Cold Stares, Chris Tapp, tem um álbum solo, Green , a caminho, os excêntricos australianos do estilo NWOBHM Battlesnake sugeriram um novo disco (eles estão confirmados para download), e The Damn Truth, Troy Redfern e Robert Jon & The Wreck têm novos álbuns a caminho.
Além disso, estamos de olho em novos rostos, incluindo Gyasi, Himalayas, Last Train, Zac Schulze Gang, Dirty Blonde, Matted, Jonathan Hultén, Morganway e Split Dogs, para citar alguns.
12- Aniversários marcantes nesse 2025:
Aniversários são uma ótima desculpa para lançar reedições e box sets apetitosos e fazer turnês especiais, e há alguns grandes marcos sendo atingidos em 2025. Motörhead, Iron Maiden, Jefferson Starship e Steel Pulse têm eventos planejados para comemorar seu 50º aniversário, e outros que também atingiram a marca de 50 anos (sem nenhum plano anunciado quando fomos para a gráfica) incluem Saxon, Boston, Sex Pistols, The Runaways, Krokus e Talking Heads.
Os roqueiros comemorando 40 anos incluem Guns N' Roses, Dream Theater, Mike + The Mechanics, Simply Red, Helloween, Extreme, Crowded House e mais. O New Model Army comemora seu 45º aniversário como uma banda com LIVE SO36 (um disco ao vivo capturado em Berlim em 2023), e no mundo das estrelas do século 21, o Alter Bridge lançará uma edição de 20º aniversário de seu álbum de estreia One Day Remains .
Chegando aos grandes 60, no entanto? Isso incluirá alguns dos pioneiros definitivos do Classic Rock gerados nos anos 60, entre eles Pink Floyd, The Doors, Scorpions, Canned Heat, Love, The Seeds e Grateful Dead. Sessenta anos? Quando diabos isso aconteceu?
13- Biografias de Bob Dylan e Keith Moon:
Não temos certeza se devemos ficar animados ou profundamente desconfiados disso (Timothée Chalamet no papel titular? Sério?), e de qualquer forma é uma perspectiva interessante para os fãs de Bob Dylan . Centrado na mudança do trovador folk pioneiro para a instrumentação elétrica amplificada, A Complete Unknown está nos cinemas agora, e as primeiras críticas são impressionantes. E este ano pode ver o lançamento do filme biográfico de Keith Moon, provisoriamente intitulado The Real Me , que está em andamento desde 2022? Novamente, fique de olho neste espaço.
14- Documentário 'oficial' do Fleetwood Mac chegando:
Um filme do Fleetwood Mac oficialmente sancionado , ainda sem título, será lançado este ano. O documentário está sendo dirigido por Frank Marshall, cujos créditos anteriores incluem projetos semelhantes sobre os Bee Gees, os Beach Boys e Carole King & James Taylor, e incluirá filmagens inéditas, bem como novas entrevistas com os membros sobreviventes da banda.
15- Festivais no Brasil:
Mais uma vez acontecerá muitos festivais Brasil afora, esquentando o ano pra quem gosta de estar ali bem perto do seu artista favorito.
16- Djavan e um novo disco:
Na seara fonográfica, Djavan programa a gravação e edição de álbum autoral com músicas inéditas e se prepara para ver a vida contada em musical de teatro.
17- Ivan Lins:
Ivan Lins também renovará o cancioneiro autoral com álbum que virá acompanhado de documentário. Ambos celebrarão os 80 anos que o artista carioca festejará em 16 de junho.
18- Caetano Veloso:
Finda a turnê com Caetano Veloso, em março, Maria Bethânia se concentrará no preparo de disco e show que irão celebrar os 60 anos da projeção nacional da cantora baiana, revelada para o Brasil em fevereiro de 1965.
19- Ney Matogrosso:
Cantor que completa 50 anos de carreira solo em 2025, Ney Matogrosso seguirá em cena com o show Bloco na rua (2019) – estreado há cinco anos! – e será tema de exposição retrospectiva agendada para dezembro em São Paulo (SP).
20- Exposição de Elis Regina:
Outra exposição manterá acesa a luz de Elis Regina (1945 – 1982), cantora que faria 80 anos em 17 de março. Por conta da efeméride, Elis também será celebrada com filme, show (agendado para março com a reunião de Fagner, Ivan Lins e João Bosco) e reedição revista e ampliada da biografia Elis Regina – Nada será como antes (2015), lançada há dez anos pelo jornalista Julio Maria.
Fonte: G1 Musica (globo.com)
Louder sound
Comments