top of page

"Eu tinha uma fita multipista disso, mas ela se perdeu": A história secreta da obra-prima perdida do Led Zeppelin.


Jimmy Page desenterrou várias preciosidades inéditas para suas reedições de luxo do Led Zeppelin. Mas há uma música que ainda permanece inédita.


As sessões férteis para o álbum Physical Graffiti do Led Zeppelin produziram uma série de canções marcantes, incluindo In My Time Of Dying e Kashmir . E entre elas estava outra faixa que tinha o potencial de ser um clássico do Zeppelin. Um instrumental ambicioso e virtuoso intitulado Swan Song , foi esboçado e parcialmente gravado durante as sessões do álbum, mas, frustrantemente, nunca concluído - embora, como muitas de suas ideias, Jimmy Page não o deixasse descansar.


As sementes de Swan Song foram plantadas no início de 1974, quando o Zeppelin se reuniu novamente para começar a trabalhar em Physical Graffiti no Headley Grange, o asilo do século XVIII em Hampshire onde eles gravaram seu quarto álbum.


A banda passou por uma crise no outono anterior, quando John Paul Jones anunciou que estava farto das turnês implacáveis ​​e planejava deixar a banda. Ele até sugeriu, embora com a língua firmemente na bochecha, que estava considerando se tornar maestro do coro da Catedral de Winchester. Foram necessários todos os esforços do empresário Peter Grant para convencê-lo a desistir.

Mas quando os quatro membros da banda se reuniram, eles estavam novamente a todo vapor. Reunidos, eles começaram a juntar ideias. “Algumas das faixas nós montamos em nossa maneira antiga de tocar uma faixa e perceber antes que percebêssemos que tínhamos tropeçado em algo completamente diferente”, lembrou Robert Plant.

Em contraste, Page tinha grandes planos para uma nova faixa longa que ele estava chamando de Swan Song . O guitarrista já havia planejado a peça instrumental em seu estúdio em casa em Plumpton Place, East Sussex. Mesmo naquele estágio inicial, sua visão era clara. De acordo com Page, ela apresentava “várias seções e overdubs orquestrados”.


A faixa foi dividida em seções, duas das quais foram gravadas no final de fevereiro de 1974 (e que podem ser ouvidas em vários bootlegs do Zeppelin e no YouTube). A primeira parte abre com o violão acústico de Page, antes que a seção rítmica de John Paul Jones/John Bonham comece com a síncope segura que caracterizou seu melhor trabalho. O segundo segmento começa com Page novamente liderando, seu riff descendente sugerindo o potencial majestoso da música. Tantalizingly, ele revelaria mais tarde que este épico em espera não teria necessariamente permanecido uma faixa puramente instrumental - havia planos para adicionar outras seções e até mesmo letras.


Então por que eles deixaram a peça inacabada? A verdade simples é que a criatividade do Zeppelin estava no auge durante as sessões do Physical Graffiti . Ao mesmo tempo, eles também estavam trabalhando em Ten Years Gone , outra faixa longa que incorporava orquestração de guitarra semelhante. Diante de uma abundância de material de qualidade, eles podiam se dar ao luxo de deixar Swan Song para outra hora. Consequentemente, foi Ten Years Gone que acabou no Physical Graffiti .


Fonte: Sound.com

1 comentário

1 Comment


Hudson Barreto
Hudson Barreto
há um dia

A demo dá o gosto do que seria essa canção. Acabei de ouvi-la. O Jimmy nunca ia deixar de trabalhar essa canção, tanto que quando formou o The Firm, lançou Midnight Moonlight cuja o embrião foi Swan Song. É uma baita música por sinal.

Like
bottom of page