top of page
Foto do escritorTroque o Disco

MORNING GLORY


𝙊𝙖𝙨𝙞𝙨, (𝙒𝙝𝙖𝙩'𝙨 𝙏𝙝𝙚 𝙎𝙩𝙤𝙧𝙮) 𝙈𝙤𝙧𝙣𝙞𝙣𝙜 𝙂𝙡𝙤𝙧𝙮? 𝟭𝟵𝟵𝟱


"É sobre sair da m*rda de Manchester (cidade inglesa onde o grupo nasceu). Enquanto ‘Definitely Maybe’ (disco de estreia, de 1994) é sobre sonhar em ser um rockstar em uma banda, ‘What’s the Story) Morning Glory?’ é sobre ser um pop star em uma banda."


Essas, são palavras ditas pelo excelentíssimo Noel Gallagher.

Isso, certamente não deixa de ser uma verdade. O segundo álbum do Oasis, atingiu um patamar gigantesco, avassalador. Levou a banda a um nível estratosférico e reconhecido mundialmente.


O Oasis era uma banda criativa e esse disco é uma máquina de hits. Quem achou que o segundo álbum deles iria ser mediano, após o lançamento de estréia de Definitely Maybe, errou rude.Foi com esse álbum que a banda entrou no maior rótulo possível do britpop, que consagrou como uma das maiores percursoras do movimento.

O disco tem músicas melódicas, voltadas para o pop, com faixas de qualidade e potentes. Músicas que tocam o coração e músicas que mexem com a alma. Hinos que celebram uma vida e uma história. Esse disco, foi a despedida do baterista Tony McCarrol, que só participou do single Some Might Say e, um gigante "Hello mate!" para o baterista Alan White, que deu uma cara nova e poder para as músicas. As guitarras mais trabalhadas de Noel e Bonehead, levam o disco para outro patamar. A voz do Liam estava impecável. Que potência! Que disco impecável. As músicas Hello, Roll with It, Wonderwall, Don't Look Back in Anger, Hey Now, Some Might Say, Cast No Shadow, She's Electric, Morning Glory (a maior para mim), The Swamp Song e Champagne Supernova, são hinos. O auge do Oasis no universo da música, estava ali e a todo vapor. As guerras com o Blur, as brigas, as polêmicas, os shows. Tudo. Tudo era muito gigantesco.

Se em Definitely Maybe, o sonho de ser um rockstar e conquistar o mundo, estava tão presente, em What's The Story Morning Glory, se concretizou de uma forma absurda, algo que eles sempre sonhavam em ser. Foi um caminho sem volta. Ou nas palavras do próprio Noel em Morning Glory: “I need a little time to wake up”, evidenciam isso. O sonho se tornara realidade.


- Monise Bianchi




Comments


bottom of page